Almost Famous



O que eu poderia escrever pra vocês sobre um filme que trata de um assunto tão envolvente? O que eu posso tentar transcrever pra linguagem escrita e que irá representar adequadamente a sensação que carregamos para a rua, quando saímos do cinema depois de ter assistido Almost Famous? Sei lá, viu. Está difícil… Estive rolando na cama por dias, tentando pensar num texto que descrevesse meus sentimentos ao assistir esse filme, que tem como tema principal a música. Música é tudo, disseram as personagens desse novo filme do diretor Cameron Crowe (de Jerry Maguire e Singles). O que seria de uma vida sem música? E como ela pode mudar sua vida?

O roteiro é autobiográfico, então o menino prodígio de Almost Famous é realmente o atual diretor e roteirista Cameron Crowe. Seu alter-ego no filme é William Miller (interpretado pelo novato Patrick Fugit de 15 anos) que vive em San Diego, Califórnia com sua mão excêntrica, Elaine (Frances MacDormand) e sua irmã rebelde, Anita (Zooey Deschanel). William não sabe nem mesmo quantos anos ele tem. Sua mãe tem uma visão particular do mundo e fez o filho pular duas séries na escola. Ele tem 11 anos e pensa que tem 13. Elaine quer ter uma família que não se encaixe em estereótipos e não ceda aos apelos do consumismo. Ela é uma professora de universidade e não só ensina a filosofia em que acredita, mas também aplica todos os conceitos na sua própria vida (como comemorar o Natal em setembro, para não se entregar ao comercialismo). Essa mãe acredita que uma das piores influências negativas da sociedade é o rock'n'roll, com seus slogans de sexo e drogas. Mas seus filhos não pensam como ela. Anita vai embora de casa para tornar-se uma aeromoça e explica seus motivos fazendo a mãe ouvir America, de Simon & Garfunkel. William herda uma caixa de discos de vinil da irmã. Quando ele coloca o primeiro disco para tocar (Tommy, do The Who) com as instruções de ouvi-lo com uma vela acesa, sua vida muda radicalmente.

Em 1973 William tem 15 anos e está no seu último ano de colegial. Ele ouve rock'n'roll e escreve sobre as bandas e música o tempo todo. Quando encontra o crítico e editor da revista Creem, Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman) torna-se seu confidente e colaborador. Sua primeira pauta: cobrir o concerto do Black Sabbath. Na porta dos fundos do auditório onde acontece o show ele conhece Penny Lane (Kate Hudson) e outras groupies da banda, auto-intituladas de 'Band Aids'. Elas amam tanto a música que isso faz com que elas abandonem tudo e sigam viajando com suas bandas preferidas. William faz amizade com os membros do grupo Stillwater, uma banda iniciante que abre shows para bandas maiores e está caindo na estrada. E é assim rapidinho que ele conquista a simpatia do guitarrista Russell Hammond (Billy Crudup) e é contatado pela revista Rolling Stone (onde ninguém nem imagina que William tem apenas 15 anos) que lhe incumbe da tarefa de fazer uma matéria de 3 mil palavras para a revista e seguir junto com Stillwater na sua turnê de ônibus pelo país.

Almost Famous é um filme sobre rock'n'roll, onde o menino jornalista embarca numa viagem invejável, que vai abrir seus olhos e horizontes, amadurecer sua visão sobre o mundo da música e fazê-lo enxergar o outro lado da história, quando ele passa de fã à testemunha silenciosa de um processo onde ele está proibido de interferir. O crítico Lester Bangs lhe dá conselhos: 'seja verdadeiro e não tenha misericórdia na hora de contar sua estória e, acima de tudo, nunca faça amizade com os entrevistados.'. Mas William conquista a simpatia da banda e se apaixona pela groupie Penny Lane. A banda tem seus inúmeros momentos de crises e William participa de todos. Nesse tumulto todo, ele ainda tem que ouvir os sermões de sua mãe, que o persegue de cidade em cidade com ligações telefônicas e avisos de 'Não faça drogas!'.

Cameron Crowe fez um filme que é uma pequena jóia, revisando um período muito especial de sua vida e nos levando com ele nessa viagem ao mundo da música dos anos 70. Peter Frampton, um astro da época, foi o consultor que trouxe veracidade e credibilidade para a banda fictícia Stillwater. Todo o elenco está maravilhoso, sem exceção. Patrick Fugit foi a escolha perfeita para o papel de William e Frances MacDormand dá um show como a mãe de personalidade inigualável, roubando muitos momentos do filme. Num deles, dando uma aula na universidade ela pára sua palestra para confessar que está emocionalmente abalada e não pode mais continuar falando e ao explicar o por que para seus alunos atônitos, diz que ' O Rock'n'Roll seqüestrou meu filho!'. A verdade é que o rock'n'roll seqüestrou a todos nós, num arrebatamento completamente consensual. Realmente, está muito difícil escrever sobre Almost Famous… Pra vocês só resta mesmo esperar de dedos cruzados que o filme chegue aos cinemas brasileiros rapidinho e então ir correndo conferir e se deliciar com essa viagem musical no tempo.




| Fezoca Online | Cinema | Música | Crônicas | Links |