|The Chatterbox|

02/23/2002 Entry: "so far away"

Ler alguns weblogs brasileiros está me deixando com sentimentos confusos. Tem dias que eu me sinto mais purfa que umbigo de vedete [e por essa expressão antiqüíssima pode-se realmente perceber quão purfa eu realmente estou! Há há!]. Os blogs que falam de programas e personalidades da tv, do cotidiano das cidades e até os que falam de música, me deixam com uma sensação de que eu tenho um imenso vazio de dez anos nessa vida brasileira, que por mais que eu tente não consigo preencher. Normal. Hoje, nós imigrantes temos tantos recursos para estarmos mais perto do nosso país de origem, mas mesmo assim fica esse buraco, porque não se viveu o cotidiano, não se discutiu os acontecimentos no dia-a-dia. E então vamos ficando cada vez mais distantes.

Isso pode até parecer uma coisa ruim, mas realmente não é. Os dez anos de vazio brasileiro foram preenchidos por muita coisa da vida canadense e americana. E eu me considero uma privilegiada por ter essas experiências na minha memória. E vou cada vez mais chegando à conclusão que tenho mesmo que ler o Sacramento Bee, que assistir o 10pm News, que assinar a Newsweek, que saber dos shows e música daqui, da arte que se faz aqui. Insistir em participar de um cotidiano que não me pertence mais é desgastante e frustrante.




8 comentários

Fer,

Este é o sentimento que TODO o "imigrante" tem ao estar fora da sua terra natal. :)

É aquela velha historia da "saudade", nao tem jeito, ela sempre bate. O que realmente vejo é que as experiencias que se ganha aih fora compensam em muito as que voce teria aqui na terrinha.

Nao tem jeito.

Hiro @ 02/24/2002 09:23 AM




Que lindo que está a sua casa nova!
Pois então, imagine o que acontece com quem está aqui e desconhece uma boa parte do que rola aqui. às vezes penso que o acesso fácil à informação só faz você ter mais -- informação. Você fica sabendo do que acontece, mas não participa.

joyce p/ Fer @ 02/24/2002 09:14 AM




Oi Fer,

Concordo com vc, estou há quase 4 anos aqui no Canadá e tenho essa mesma sensação de vazio.As vezes me sinto completamente por fora, sensação esquisita né???
Beijocas

Vicky @ 02/23/2002 10:09 PM




Poxa, essa e' a sensacao que tive quando estive ai'. E olha que foram so' 10 meses longe dessa terra brasilis! Disse tudo e nao deixou nada de fora. Um grande BEIJO,
Ca Mam

Ca Mam @ 02/23/2002 06:49 PM




Fer
Como eu entendo isso que vc fala!!!
Como estou aqui tb nesse pais taaaao diferente do nosso, quanto antes e melhor eu entrosar com as coisas do dia a dia ate elas virarem familiares como as brasileiras, melhor, neh?
A gente nasceu e foi criada la, agora tambem e antes de tudo nsacemos e fomos criadas nesse planeta!!! Conseguiu viver de verdade longe da patria mae? A partir daio planeta vira Matria!
Ando pedindo pra MAE TERRA: 'Thank you very much for holding and supporting me how you always did. Here I am in this island,England, so far way from my place of birth...Show me your ways here, help me to make a deep connection here, embrace me and hold me how you always did anywhere! So i'll be able to be grounded and centered'
E sabe??? Nesse ano nem vi carnaval passar...Logo eu? Que nuuuuum guento o som duma cuica sem cair no riso de ter que pedir pra contarem alguma coisa triste senao nao consigo parar?
E ando cada vez mais concordando que gosto mais e mais de ouvir o Radio Four, as producoes e certas artes da BBC...por ai vai.
Eh assim.
A reza ta funcionando.
luv u!

mo;) @ 02/23/2002 05:06 PM




Viva!!!!!!!
Iehehehehehe
Puxa, eu pensei que ia ser a primeira a brindar pela mudança de layout...
Lindoca Fezoca!!!!!
Relamente, vc é a maior ! é a maior, é a maior!

Agora sobre a sua crônica-desabafo: aguarde um pouqinho só que vai chegar aí algumas coisas que vão fazer vc se orgulhar do Bananão.
Porém, ...porém, eu acho que o Ivan Lssa e o Mainardi, às vezes têm um pouco de razão.
Seu desabafo comprova isso. Não se pode estar em um lugar de forma incompleta. Eem dois, muito menos, não é?
Mil beijos e Parabéns
Meg C.

subRosa (Meg) ou Meg C. @ 02/23/2002 04:38 PM




oi, Fer! sempre lindos os layouts! parabénzzz! tu sabes que, apesar de nunca ter morado no exterior, eu tenho essa mesma sensação? eu passo bastante tempo em Floripa durante o ano. e toda hora eu me pego falando, "pq Floripa isso, em Floripa aquilo"... e ninguém entende lhufas... mas é que parece que a gente num pertence mais a "este" nosso lugar de origem, certo? num sei se chega a ser frustrante, mas que dá um vazio, dá... um grande beijinho!
ps.: agora nós também somos "vizinhas" de blogger. consegui migrar pro greymatter e tou achando 10!

Luzinha @ 02/23/2002 03:57 PM




Fer, ao mesmo tempo que pode ser meio frustrante pra vc essa tentativa de "viver" o Brasil, me parece que muitas são as suas compensações.
Deve ser maravilhoso manter o vínculo natural que vc tem com o Brasil (o lugar onde nasceu, viveu sua infância, fez amigos etc.) e, ainda, morar num país tão interessante e rico culturalmente como os EUA.
Beijos.
PS: O novo visual do blog está ótimo: simples, limpo e bonito.

Marco @ 02/23/2002 02:28 PM






|Comentários|

nome

e-mail

website

tecle!