|The Chatterbox|

03/13/2002 Entry: "9/11 - the documentary"

Eu preciso escrever sobre as coisas, pra finalmente parar de pensar nelas.

Domingo eu relutei, mas acabei vendo o documentário 9/11, televisionado pela CBS. Duas horas, sem intervalos, com as imagens feitas pelos dois irmãos franceses, que faziam um documentário sobre um dos bombeiros em treino, numa das fire stations de Manhattan. Eles estavam lá filmando, quando o primeiro avião chocou-se contra a primeira torre e pegaram tudo em video. Depois filmaram os bombeiros dentro da torre número um, a última a cair. As cenas são impressionantes, porque sabemos o que vai acontecer. Parece que estamos assistindo um filme de ficção, desses tipo "Inferno na Torre", só que sabemos que ali tudo o que estamos vendo é verdade e que a tragédia vai muito além daquelas cenas.

Um dos irmãos filma as pessoas na rua, o ar de incredulidade em cada rosto. Depois ele filma o pânico. O outro filma os bombeiros dentro do prédio. Ouvimos uns estrondos e os bombeiros dizem "those are the jumpers...". São as pessoas pulando do alto do prédio e ouvimos o barulho do baque dos corpos contra o chão. São muitos. Um dos bombeiros diz que está "chovendo gente". Caem pedaços de vidros e material de construção e pedaços de gente. É o horror, mas ainda é apenas o começo. Quando o segundo avião se choca contra a segunda torre, ouve-se o barulho. Eles tentam achar saidas mais seguras para fazer a evacuação, porque não é seguro sair com toda aquela gente pulando e pedaços do prédio caindo. A tensão é tão grande que meu estomago encolhe e minhas mãos se agarram nas beiradas do sofã. Os irmãos filmam tudo. O desespero nas ruas, a primeira torre caindo e os bombeiros dentro da segunda torre, quando tudo balança e fica escuro de poeira. Ainda há mais filmagens dentro do prédio e quando finalmente eles saem e a segunda torre cai, a câmera continua ligada filmamdo tudo. A cena que me marcou foi a de um senhor gordo de óculos, com uma valise na mão, todo sujo de poeira, caminhando a esmo com a boca aberta depois da queda das duas torres. Ninguém nunca imaginou uma coisa daquelas acontecendo fora de um filme. Até agora nós ficamos só lendo relatos e tentando imaginar o que aconteceu lá dentro dos prédios. Agora temos as imagens, de um filme que não teve nenhuma produção, mas que me deixou sem dormir... mais uma vez.




5 comentários

E ai? você não falou se melhorou do problema de saúde;
Estou preocupada.Não suporto saber de amigas doentes...ainda mais você que tem esse blog lindo e escreve tão bem...
Fala disso tá bom?
Beijocas e que a força esteja com vc!.

juninha @ 03/14/2002 02:36 PM




Fer,

Também vi esse programa e fiquei super chocada novamente, um horror.
Beijos

Vicky @ 03/14/2002 08:59 AM




Socorro!!!! Deve ter sido muito impressionante assistir à essas cenas! Vou ficar de olho pra quando passar aqui no Brasil. Alguns trechos do documentário foram exibidos na Globonews como já me disseram, queria ter visto.
beijos.

Mariana @ 03/14/2002 07:00 AM




Sim, moça: as tragédias sem sentido - que ninguém nunca vai conseguir entender porque ninguém jamais saberá explicar...
Beijo.

Debby @ 03/13/2002 09:20 PM




Oi Fezoca.

Acho que outro dia vi um trechinho desse programa em algum canal à cabo por aqui. Tem cena dos irmãos se abraçando no final?
Eu vi um pedacinho bem pequenininho mesmo, e , continuo achando que parece filme, é inacreditável! É como se estivéssemos lá na hora da coisa toda...

beijinho

Lu @ 03/13/2002 08:49 PM






|Comentários|

nome

e-mail

website

tecle!