High Fidelity



‘Eu ouço música Pop porque sou um sofredor,
ou eu sou um sofredor porque ouço música Pop?’

Rob Gordon em High Fidelity



High Fidelity é uma comédia romântica e musical. John Cusack é o trintão Rob Gordon, obcecado por pop music e por seus relacionamentos frustrados do passado. Ele tem uma loja de discos de vinil na downtown de Chicago chamada Championship Vinyl, onde ele passa seus dias discutindo música e inventando ‘top five lists’ com seus empregados – o magrelo tímido Dick (Todd Louiso) e o gordinho desbocado e grosseiro Barry (Jack Black). No dia que sua namorada Laura (a dinamarquesa Iben Hjejle) diz que está se mudando do apartamento dele e que o relacionamento não tem mais chance de sobreviver, Gordon (aconselhado por uma visão onírica do ‘The Boss’, Bruce Springsteen) parte numa viagem nostálgica, relembrando fatos e tentando encontrar uma resposta para seus incessantes fracassos românticos.

Falando com a audiência através da câmera em monólogos engraçadíssimos, Gordon nos coloca frente a frente com sua visão dos relacionamentos e fracassos amorosos – o seu ponto de vista masculino. Gordon se considera um rejeitado, mesmo quando sua contribuição para o fracasso e final do relacionamento tenha sido primordial e inegável. Ele quer entender por que foi chutado tantas vezes e faz isso quando decide reencontrar e questionar suas ‘top five rejeições’, exorcisando assim o passado. Mas no interim ele ainda tem que resolver seu relacionamento com Laura, que não parece ser mais um caso perdido, condenado ao limbo do fracasso.

John Cusack não só co-produziu, como também participou na roteirização do bestseller homônimo de Nick Hornby. O inglês Stephen Frears dirigiu o filme, que ainda conta com um elenco de apoio excepcional: Tim Robbins, Catherine Zeta-Jones, Lili Taylor, Lisa Bonet , Sara Gilbert , Joan Cusack e Bruce Springsteen.

As personagens de High Fidelity são obcecadas por Pop Music e ouvem e falam dela o tempo todo, fazendo da trilha sonora do filme uma verdadeira viagem pela música popular americana, dos anos 60 até hoje. Mas das 59 músicas que ouvimos nas quase 2 horas de duração do filme, apenas 15 entraram no CD da trilha sonora original, que já está sendo vendida por todo os EUA.

*Dylan’s Obsessive Seeker Top list:

Como eu sou uma fanzoca obcecada pelo Bob Dylan, não pude deixar de notar duas músicas dele que tocaram em High Fidelity – Most of the Time, que entrou na trilha sonora original e If Dogs Run Free, que ficou de fora. E também assisti emocionada à cena em que Barry (Jack Black) aconselha um comprador na aquisição de discos básicos e imprescindíveis em qualquer estante de música. O último disco que Barry coloca nas mãos do cliente, após fazer uma reverência, é Blonde on Blonde de Dylan - realmente um clássico que não deve faltar em nenhuma discoteca pessoal!!!




| Fezoca Online | Cinema | Música | Crônicas | Links |