Sobre .:: Sub Rosa ::.

.:: O site ::.    .:: Porque Sub Rosa ::.    .:: Autora ::.

O site:

Sub Rosa é um weblog.

Um blog ou weblog é um site que contém registros frequentes de informações. Na verdade, qualquer site de atualização periódica pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

Você poderá obter maiores informações sobre weblogs ou sobre como criar o seu no BlogFAQ



Porque Sub Rosa?

Essa expressão de origem perdida nas profundezas do TEMPO remonta ao Egito e à Grécia mais que Antigos.

No Antigo Egito, a *rosa* era o emblema do deus Horus... a quem os gregos e os romanos - equivocadamente- consideravam o deus do silêncio.

Na Grécia, dizia-se que Eros (Cupido entre os romanos) teria dado uma rosa a Harpócrates, deus do silêncio, para fechar-lhe os lábios, a fim de que nada dissesse a respeito dos amores de AFRODITE (Vênus entre os latinos).

(lindo, não é?)

sub rosa \suhb-ROH-zuh\, adverb:
Secretly; privately; confidentially.

sub-rosa, adjective:
Designed to be secret or confidential; secretive; private.

Sub rosa comes from the Latin, literally "under the rose," from the ancient association of the rose with confidentiality, the origin of which traces to a famous story in which Cupid gave Harpocrates, the god of silence, a rose to bribe him not to betray the confidence of Venus. Hence the ceilings of Roman banquet-rooms were decorated with roses to remind guests that what was spoken sub vino (under the influence of wine) was also sub rosa.



Autora

"Maria Elisa Guimaraes - Meg para os amigos, é professora de Filosofia - especializada em Filosofia da Ciência e Ética. É também crítica literária. Com trabalhos publicados no exterior (Europa, América do Norte e Latina) e no Brasil, ainda colabora esparsamente com publicações acadêmicas ou não, e periódicos sobre crítica e cultura popular.

É louca por cinema. Adora música popular, principalmente as do início do século passado. Música erudita que ouve desde criança mas não é expert, gosta de ópera, vive atracada com o Kobbé.

É pesquisadora e seu sonho de consumo é ter uma "casinha lá na Marambaia":-)

Adora Radamés Gnatalli, Ari Barroso, Dorival Caymmy, Noel Rosa e- claro, Tom Jobim e João Gilberto. Caetano Veloso é deus , Chico é um anjo, mas seu cantor preferido é Marco Sacramento. Corra atrás. Ele é the best!

* É devota de Billie Holiday. Etta James e Dinah Washington. De John Coltrane, Charles Bird Parker e Miles Davis. * Ama Clint Eastwood, Billy Wilder, Jamursch, Linch, Ferrara e Hitchcock. Tarantino é tudo. Tudo o mais é complemento. Adora tudo dos anos 20, 30 40 e 50 do século passado. No momento espera a consagração de Jim Carrey, um subestimado e incompreendido gênio cujo único defeito é não casar com ela.:-)

O resto é - depois de Seinfeld... silêncio.

Costuma dizer que é apenas Meg, do sexo feminino e e da "raça humana,espero" © Bertrand Russel e não possui nenhuma qualidade especial como o personagem do escritor ©Robert Musil.




. . .