Segunda-feira, Maio 07, 2001

Pronto! Por recomendação do Fred recoloquei a janelinha de [comente] , pra quem quiser me deixar recados ou comentar meus posts aqui no blog. Estou usando o Dotcomments desta vez. Está funcionando direitinho, só não consegui fazer o número de comentários aparecer... grrr! Quem tiver alguma dica sobre esse problema, por favor me escreva!





Uma passarinhada azul pia o dia inteiro na minha janela…

Acordei e vi que o sr. U tinha deixado a srta. M sair... Ela está parecendo uma junkie... Não come, não dorme, não toma banho.. Só quer ficar no ziriguidum do parque, fazendo sei-lá-o-que, com sei-lá-quem.... Ontem chegou capengando às 2 horas da tarde e eu achei melhor que ela não saísse mais pelo dia. Estava suja, toda zonza, com a pata presa na coleira [êpa!]. Miou até não poder mais... encheu o nosso saquito, mas não deixamos ela sair. Mas hoje, já foi pra farra logo de manhã... Mas assim não dá!

Vi uma pequena cena do Show do Prince em Sac pela tv. Ele com aqueles terninhos justinhos.... Mas realmente, o ingresso tava meio carinho...

Outro dia eu vi a chamada para um filme na tv, desses em dois capítulos e vi de relance uma cara conhecida. Fiquei com a pulga atrás da orelha que era a Sônia Braga, e no fim ERA mesmo! Bom, o filme é uma dessas porcarias feitas pra tv, numa história complicada sobre um juiz durão, descendente de mexicanos [Edward James Olmos] que é julgado por um crime que não cometeu. Obviamente que tem uma podrera de policiais envolvidos com tráfico de drogas por trás de tudo. O advogado que defende o juiz é o Chris Noth [com um bigodinho r-i-d-í-c-u-l-o!!], que também tem a ajuda da Lolita Davidovich [ com um corte de cabelo inacreditavelmente feio!]. Bom, o filme é uma chatice, cheio de chavões e clichês, mas eu assisti só pra ver a Sônia Braga. Ela faz o papel de uma mexicana, claro.... E está horrivelmente velha! Levei um susto! Nosso símbolo sexual, uma caquética! Ela tem pouquíssimas frases no filme e faz mais caras do que diz palavras. Será o Benedito que essa gente não sabe distinguir um sotaque brasileiro de um mexicano? É tão diferente.... Só esses ‘surdos’ que não se tocam. E que sina, hein? Conseguir entrar no mercado de filmes norte-americano e ser condenada a fazer o eterno papel da cucaracha..... Bom, o filme, que continua hoje [detesto esses filmes em partes...] chama-se The Judge.



Domingo, Maio 06, 2001

Algumas das fotos do concerto de Gospel que se salvaram da tremedeira! :-)





Não vai ter jeito... vou ter que postar essa história aqui também! Se eu não escrever sobre isso, não vou conseguir escrever sobre absolutamente mais nada!!! :-)

Quantos filmes eu já assisti onde os negros norte-americanos cantam numa igreja? As mulheres com vozeirões potentes entoam palavras de louvor ao Senhor no coro; o pastor grita e gesticula para espantar o demônio e trazer a palavra de Deus aos seus párocos; homens, mulheres e crianças cantam, dançando com as mãos levantadas e espalmadas, dizendo 'Amém!', 'Aleluia!', 'Deus te abençoe!', 'Graças ao Senhor!' e outras palavras de concordância e contentamento.

Perdi as contas de quantas vezes vi essas cenas em telas de cinema e tv. A última vez foi há umas semanas atrás, quando revi o clássico The Blues Brothers, e mais uma vez me encantei com a cena musical na igreja: o coro de mulheres e James Brown de pastor comandando a sessão de canto e dança dos fiéis, que culmina com Jake Blues [John Belushi] tendo uma epifania, envolto em luz, dançando e cantando com o resto dos negros na igreja.

Eu sou amante do Blues, a música do demônio, dos marginais, dos bêbados, drogados, do sexo, da dor de cotovelo, enfim, o oposto do que é cantado nas igrejas. O Blues e o Gospel não se misturam. Quem canta Gospel não canta Blues. Dois estilos antagônicos - onde um glorifica o Senhor e o outro faz pactos com o diabo - mas ao mesmo tempo tão similares na maneira gutural como a música é cantada, vinda da alma, em transe, em êxtase.

Minha experiência com o Blues tem sido gratificante, mas eu ainda não tinha tido a oportunidade de ouvir o Gospel na fonte, onde ele é mais genuíno e autêntico: na igreja. Mas o meu dia chegou quando eu li no jornal que a Igreja Batista do Novo Testamento de North Highlands [uma das inúmeras cidades pertencentes à grande Sacramento] iria ter um concerto de Gospel aberto ao público, para celebrar o 'Women in White Workshop Choir'. Eu não tinha a menor idéia do que iria encontrar lá, mas estava decidida a ter finalmente a minha vivência da música negra sagrada, em devoção ao Senhor.

Era uma igreja pequena, na esquina de uma avenida numa área isolada. Quando chegamos muitas mulheres vestidas de branco já estavam na porta. Todas negras, sorridentes, perfumadas, alegres, em alvoroço, se preparando para entrar. Fomos procurar um lugar para sentar, meio tímidos, sorrindo também e uma senhora nos recebeu na porta e nos deu as boas-vindas e o programa da cerimônia. Fomos sentar na frente, na terceira fileira de bancos de madeira, porque eu queria ver, ouvir e fotografar cada movimento, cada dó, ré, mi, sol...

O coral era formado por mais de 120 mulheres, com idades variando entre 5 e 75 anos, todas vestidas de branco. Quando os músicos [piano, órgão, bateria, baixo e saxofone] iniciaram os primeiros acordes da música, elas começaram a entrar na igreja, vindas da porta principal, que emoldurava o grupo numa luz brilhante de final de tarde. Elas entraram dançando em movimentos ritmados, pra lá e pra cá e a partir daquele momento eu não consegui mais me achar ali naquele banco, tentando pegar a câmera e ao mesmo tempo disfarçar os borbotões de lágrimas que rolavam descontroladamente pelo meu rosto. Fiquei tão emocionada que tremi todas as fotos. As mulheres mexiam os braços, erguiam as mãos pro céu e dançavam suavemente ao ritmo da música, cada uma achando o seu lugar no mundaréu de cadeiras no vasto altar da pequena igreja. Quando todas estavam em seus lugares, cento e tantas vozes potentes se soltaram num único som, cantando juntas 'He Made The Difference'.

Na igreja lotada, nós éramos a minoria, que podia ser facilmente reconhecida pelo tom de pele branquelo. Fizemos a social com nossa vizinha de banco, que depois das apresentações perguntou à qual igreja pertencíamos. Balbuciamos um 'ahn.. nhu... Católica!'. Os vizinhos do banco de trás, dois casais nos seus 70 anos, comentavam sobre o jogo do Kings no domingo. A celebração durou três horas, com muita música, palavras de louvor ao Senhor e até a benção do pastor, que chamou todos para pedir ou somente agradecer graças recebidas e os que foram ganharam uma oração, enquanto o resto gritava 'Amem!'', 'Alleluia!', 'Praise the Lord!', 'God is Mercy!', entre inúmeras outras exclamações de alegria e louvor.

As mulheres cantaram como divas, no coro e em solo. Algumas deveriam estar gravando discos e tirando lucro do seu enorme talento, mas invés disso elas escolheram dedicar suas vozes ao Senhor. Mulheres lindas, com sorrisos enormes, jovens, maduras, casadas, solteiras, todas negras, de todos os tons , todas me emocionando às lagrimas e me deixando com uma cara de imensa paz e alegria no final. Na saída, o senhor do banco de trás pegou na minha mão e deu tapinhas no meu braço enquanto dizia 'Beautiful! You're beautiful!'. Confraternizamos com muitos dos fiéis, enquanto procurávamos um banheiro. Alguém nos disse 'voltem no próximo ano!'. No espelho do banheiro eu vi um rosto cansado, os olhos ardiam de tanta lágrima e emoção, mas o coração estava suspirando.... Eu experimentei o Gospel!

Comentamos sobre artistas como Mahalia Jackson, Aretha Franklin, Tina Turner, Whitney Huston e muitas outras que cresceram cantando e ouvindo o Gospel, nas igrejas onde as mães, tias, avós, irmãs, amigas, vizinhas também cantavam. Cresceram praticando e desenvolvendo a voz e o ritmo, cantando músicas em louvor ao Senhor. Que sorte e que privilégio!



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